Fabricação da Fibra de Vidro: saiba tudo sobre!

A Fibra de Vidro, ou também conhecido como PRFV é um material fibroso, construído com diversos e finos filamentos flexíveis de vidro. Pode apresentar diversos cortes, características e aplicações.

Este material, que possui flexibilidade, estabilidade e durabilidade entre suas principais características, vem ganhando notoriedade no mercado. Porém, ainda existem muitas incógnitas sobre sua produção.

Por isso, este artigo será o seu guia completo sobre o Plástico Reforçado com Fibra de Vidro. Relatando o que ele é, sua origem, como é produzido e suas principais funções.

PRFV o que é

Essa sigla é o significado de Plástico Reforçado com Fibra de Vidro; de origem inglesa como: Glass Fiber Reinforced Polymer (GFRP).

Composto pela aglomeração de filamentos de vidros, finos e flexíveis. As fibras são fixadas com o uso de resinas derivadas do petróleo.

Apesar dos aspectos “flexíveis”, esse detalhe não significa que o PRFV é um material delicado. Como visto, durabilidade é uma de suas características.

Qual a origem da fibra de vidro?

O interesse pelo Plástico Reforçado com Fibra de Vidro vem de histórias antigas; diversos vasos egípcios foram feitos enrolando a fibra de vidro ao redor de argilas, de método que o material fizesse parte da decoração.

Em 1713, a indústria têxtil iniciou seu interesse pelo PRFV. O físico francês René-Antoine Ferchault de Réaumur produziu tecidos decorados com finos fios de vidro. Já em 1893, o material foi utilizado para a fabricação de um vestido utilizado por uma atriz na Columbian Exposition in Chicago.

O processo da preparação da fibra de vidro nos moldes atuais iniciou-se no século XX. Mais especificamente, em 1930. A construção de aviões, especialmente os utilizados na Segunda Guerra Mundial, impulsionou a expansão da fabricação do Plástico Reforçado com Fibra de Vidro.

Como é produzida a fibra de vidro?

Industrialmente, essa fibra pode ser produzida de dois diferentes modos; o primeiro segue o sequente passo a passo:

– Derretimento de areia, que passa ao estado líquido;
– Utilizando um controle térmico, o líquido é resfriado velozmente;
– Após o resfriamento, os fios são formados com o auxílio de uma máquina, que consegue regular o diâmetro de cada filamento.
Legenda: parte do processo de fabricação do PRFV.
O outro modo de se obter esse material é através da fabricação da lã de fibra de vidro. Para essa produção, são seguidos tais passos:

– Secagem de uma corrente de vidro em uma máquina giratória;
– Essa máquina, que consiste em um contêiner metálico circular com furos; gira em uma velocidade de 2.000 — 3.000 RPM em uma temperatura de 900 — 1.100 °C;
– Posteriormente, as correntes de vidro saem da máquina e são freadas por correntes de ar em alta velocidade;
– Finalmente, o material é transformado em finas fibras (tendo diâmetro menor que 10 µm), com vários centímetros de comprimento.

O que pode ser feito com fibra de vidro?

Referente a suas aplicações, diversas são as áreas beneficiadas pela utilização do PRFV. Este material pode ser útil desde para campos industriais até a indústria de materiais domésticos.

Áreas em que podemos encontrar a utilização da Fibra de Vidro:

– Indústria de móveis, como: telhas, calhas, pias, e materiais que precisam de mais resistência; – Reforços estruturais, isolamentos acústico e elétrico, aeronáutica militar e civil, equipamentos comerciais; – Produção de materiais compósitos; – Destinados para a área da construção e transportes; – Indústria de energia.

Com alta resistência térmica e elétrica, esse material vem sendo o substituto de outros produtos metálicos, que pecam muitas vezes no quesito segurança, principalmente na construção civil. Tornando esse, um dos principais benefícios do Plástico Reforçado com Fibra de Vidro.

Porque usar a Fibra de Vidro na sua obra

Devido aos proveitos explorados anteriormente e sua flexibilidade de uso em vários setores, ​​o Plástico Reforçado com Fibra de Vidro é adotado por indústrias como a matéria-prima na fabricação de seus produtos.

Resumidamente, o PRFV apresenta diversas vantagens, como:

– Flexibilidade;
– Estabilidade;
– Resistência química e mecânica;
– Leveza, tornando o transporte, manuseio e instalação práticos;
– Vida útil elevada;
– Versátil, permitindo a criação de inumeráveis soluções;

Nossa vasta experiência, presentes no mercado desde 2011, a Tech Composites trabalha com segurança, criando soluções de PRFV completas e de alta qualidade.

Estamos presentes desde a fabricação das peças até o desenvolvimento completo do projeto e na montagem em campo. Nossa abordagem integrada permite total tranquilidade a você, garantindo que cuidamos de todos os detalhes para entregar a solução perfeita para cada necessidade.

Gostaria de mais informações sobre o PRFV e como ele pode se adaptar aos seus projetos? Entre em contato através do número de telefone e estaremos à sua disposição!