Processos de fabricação em PRFV

Quando falamos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro) é importante entendermos que estamos falando da matéria prima e não de um processo de produção específico. Existem diversos processos para a obtenção dos produtos, onde veremos a seguir:

Laminação manual

Consiste na aplicação manual em um molde específico de composto resinado, fibra de vidro picada e outros elementos. É possível a aplicação de gel coat (um gel específico aplicado ao molde antes da fibra de vidro) para que a aparência do produto final seja melhorada. Desta forma podem ser produzidas piscinas, barcos, escorregadores de parques infantis, estrutura externa de ônibus, etc.

Pontos positivos: alta liberdade de geometria da peça final, baixo custo do produto, baixo custo de implementação.

Pontos negativos: baixa resistência mecânica, baixo volume de produção, baixa precisão (processo manual, dependendo da precisão do operador).

Laminação contínua

Semelhante a laminação manual, a contínua utiliza-se de uma mesa rolante contínua onde a fibra de vidro é despejada de forma uniforme e, após, aplica-se a resina e elementos de catálise. A espessura da peça final é dada pela velocidade da esteira, onde geralmente é trabalhada com peças de até 3mm. Desta forma, obtém-se chapas planas (para tampas, laterais de caminhões, paredes), telhas em PRFV, dentre outros.

Pontos positivos: volume de produção, custo do produto, custo de implementação.

Pontos negativos: baixa liberdade geométrica, baixa resistência mecânica.

Infusão

A partir de um molde negativo da peça que deseja ser produzido é colocada a fibra de vidro em forma de mantas. Acima destas, é inserido um plástico específico e é retirado todo o ar entre o molde e o plástico. Após, é aplicado, por diferença de pressão, a resina. Neste processo podem ser obtidos pás de aerogeradores, peças de veículos, embarcações, dentre outros.

Pontos positivos: alta liberdade geométrica, custo de implementação, alta resistência mecânica.

Pontos negativos: volume de produção, custo do produto.

Tech Composites comercializa produtos de grande resistência contra corrosão e fazem parte da sua linha de produtos: grelhas para piso em fibra de vidro, guarda-corpo em PRFV, parapeito em fibra de vidro, escada-marinheiro em fibra, escadas inclinadas, escadas para acesso, passarelas em fibra (PRFV), leito em fibra de vidro, eletrocalhas em PRFV, grade de proteção para correia transportadora, Shelters ou abrigos para subestações elétricas, perfis em Fibra de Vidro e projetos conforme especificações e necessidades do cliente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *